Detalhes sobre o futuro da Medicina já podem ser vistos e gradativamente aplicados ao cotidiano da assistência. Em um contexto global, o aprimoramento de fluxos e a automatização de processos contribuem para a qualificação de jornadas clínicas, cirúrgicas e administrativas. No Brasil, a Hapvida, maior empresa de saúde integrada da América Latina, desponta na vanguarda da inteligência artificial (IA) aliada à atuação humana, sempre em busca de melhorias na eficiência, na gestão de custos e no impulsionamento da qualidade assistencial.
Em passagem pelo Brasil, o ex-CEO da Kaiser Permanente, Robert Pearl, visitou a companhia nesta quarta-feira (14/05). Na ocasião, o especialista ministrou uma palestra em torno do futuro da saúde, destacando o papel da inovação nesse processo e enriquecendo o intercâmbio de experiências sobre tendências e avanços que vêm moldando a Medicina, desde a aplicação de IA em diagnósticos até a personalização de tratamentos. “A tecnologia é fundamental para melhorar a saúde e otimizar o acesso e os custos. A inovação é a chave para um futuro mais brilhante na medicina”, reiterou.
A Hapvida já desenvolve 31 iniciativas inovadoras com o apoio da IA, incluindo AutoCid, TeleECG, jornada automatizada de atração de talentos, projeto navegar, alerta rosa e programa de crônicos. “Nosso objetivo é tirar mais dores, salvar mais vidas e aumentar a longevidade com um custo ao alcance de todos”, destacou o fundador da empresa, Cândido Pinheiro, enfatizando a importância da união de conhecimentos em busca de uma saúde mais acessível e eficiente.
A mediação do evento foi realizada pela diretora de Educação Médica da Hapvida, Lara Paiva. “Receber Robert Pearl em nossa casa é a confirmação de que estamos conectados com o que há de mais estratégico e inovador na medicina mundial. A inteligência artificial não substitui o olhar humano – ela amplia nossa capacidade de cuidar. Acreditamos na combinação entre ciência, dados e compaixão como pilares de uma nova era da saúde”, afirmou a executiva, que cumpriu recente missão na China levando a experiência da empresa brasileira e imergindo em novas culturas.
*Robert Pearl é professor em Stanford, ex-CEO da Kaiser Permanente e especialista em IA e tecnologia médica. Atua como professor de cirurgia plástica na Faculdade de Medicina de Stanford e na Escola de Negócios da mesma universidade. É autor de livros sobre o futuro da Medicina. Apresenta os podcasts Fixing Healthcare e Medicine: The Truth. Também é colunista. Seus insights sobre inovação e IA na medicina já foram destaque em veículos como Forbes, USA Today, FOX Business, Medscape, entre outros.