O Skype deixa de funcionar nesta segunda-feira (5). A descontinuação da plataforma de mensagens foi anunciada pela Microsoft no início do ano e marca o fim de uma era para o serviço lançado em 2003, que popularizou as ligações via internet.
Dona da plataforma desde 2011, a Microsoft vai manter o funcionamento do Skype Business, voltado para empresas, mas tanto a versão gratuita do aplicativo padrão, quanto a versão paga, serão descontinuadas. Segundo a empresa, todos os usuários poderão migrar para a versão gratuita do Microsoft Teams, que agora se consolida como a principal plataforma da companhia para videoconferências.
Transferência de usuários do Skype para o Microsoft Teams
Em números divulgados em 2023, a Microsoft afirmou que o Skype ainda contava com mais de 36 milhões de usuários ativos. Na ocasião, o Microsoft Teams já ultrapassava os 320 milhões de usuários mensais.
Para os usuários que desejarem realizar a migração entre as plataformas, a sincronização é feita automaticamente ao realizar o login no Teams, com a mesma conta. Dessa forma, será possível acessar conversas, contatos e grupos utilizados no Skype.
Apesar do encerramento do aplicativo ocorrer hoje (5), os dados do Skype permanecerão disponíveis para backup e exclusão até janeiro de 2026. Passando este prazo, as informações vinculadas ao usuário na plataforma serão excluídas.
As conversas privadas não serão migradas, mas todo o histórico de chats e os contatos serão exportados automaticamente para o Microsoft Teams.