O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a Manaus no início da tarde deste domingo, 17. Biden cumpre agenda na cidade a caminho do Rio de Janeiro, para onde embarca ainda hoje. O avião presidencial pousou no aeroporto Eduardo Gomes às 12h31. De lá, Biden embarcou em helicóptero da Força Aérea dos EUA para um sobrevoo que deve durar 30 minutos.
No Musa, Biden vai visitar a tradicional árvore Sumauma e o lago das vitórias régias. O presidente dos EUA fará um pronunciamento no local, após encontro com cientistas e lideranças indígenas da Amazônia brasileira.
Na agenda do presidente, está prevista conversa com três mulheres que exercem papel de liderança no movimento indígena: Altaci Kokama (Amazonas), Kelliane Wapichana (Roraima) e Simone Xerente (Tocantins). Biden também vai encontrar a pesquisadora Camila Ribas, do Inpa, e Peter Fernandez, CEO da Mombak, startup especializada em créditos de carbono gerados por reflorestamento.
Comitiva
Acompanham o presidente dos EUA na visita oficial a Manaus a embaixadora norte-americana no Brasil, Elizabeth Bagley, o secretário de Estado, Antony Blinken, o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan o enviado especial para o Clima, John Podesta, e o Assessor Especial do Presidente para as Américas, o ex-senador Chris Dodd.
O evento marca uma agenda histórica que posiciona a Amazônia no centro das discussões globais sobre clima e sustentabilidade.