O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), participou neste domingo (6) da manifestação liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, e declarou publicamente apoio à anistia dos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Em cima do trio elétrico, ao lado de outros governadores aliados, Wilson gritou “sim” ao ser questionado se apoiava a proposta de anistia aos réus do STF.
O convite para o ato partiu do próprio Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Na ocasião, Wilson representou o União Brasil, partido que preside no Amazonas, e foi chamado ao microfone pelo deputado federal Altineu Côrtes (PL/RJ), que conduzia a manifestação ao lado de Bolsonaro.
“Governador Wilson Lima, representando o União Brasil, apoia a anistia?”, perguntou Côrtes. O governador respondeu com um enfático “Sim!”, recebendo aplausos dos apoiadores que lotavam a Paulista.
Wilson também registrou o momento nas redes sociais, publicando uma foto com Bolsonaro e outros chefes do Executivo estadual com a legenda: “Juntos pela anistia e para o que der e vier. Em breve, na Paulista”.

Único do Norte
Wilson Lima foi o único governador da Região Norte a comparecer ao evento. Outros aliados de Bolsonaro, como o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), não participaram da manifestação. Denarium foi alvo de críticas entre bolsonaristas após aparecer em um evento institucional com ministros do governo Lula, em março.
Réus no STF
A manifestação ocorre poucos dias após o Supremo Tribunal Federal aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornar Bolsonaro e mais sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado e outros crimes relacionados à invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que “é um absurdo dizer que não houve violência” nos ataques. A denúncia da PGR foi acatada por unanimidade pela Primeira Turma do STF, que ainda destacou as provas visuais apresentadas nos autos do processo.
Governadores presentes
Além de Wilson Lima, participaram da manifestação os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Ratinho Jr. (PR), Ronaldo Caiado (GO), Jorginho Mello (SC) e Mauro Mendes (MT). Todos se reuniram com Bolsonaro antes do início do ato, em um “esquenta” reservado com o ex-presidente.
A manifestação na Avenida Paulista reuniu milhares de apoiadores, que defendem a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, considerados pela PGR como tentativa de abolir violentamente o Estado Democrático de Direito.