A Câmara Municipal de Manaus abre espaço, nesta segunda-feira, 25/11, para a discussão da PEC pelo fim da escala 6×1. A proposta que pretende acabar com o atual modelo de escala de trabalho em que o trabalhador trabalha seis dias consecutivos e folga apenas um.
A iniciativa é do vereador Sassá da Construção Civil, PT, que vai ceder seu espaço de fala para a advogada Fernanda Mourão, representante do movimento Vida Além do Trabalho (VAT) aqui no estado. A intenção é buscar apoio de seus pares no parlamento e da própria sociedade sobre os prejuízos que a jornada 6×1 impõe aos trabalhadores.
Em suas redes sociais , Fernanda agradeceu a oportunidade e destacou o convite como uma oportunidade de levar mais informações para a sociedade sobre o tema. Fernanda também fez um convite para que a população e, principalmente, os trabalhadores compareçam à CMM na próxima segunda-feira.
O vereador Sassá também destacou em suas redes, a importância da discussão.
“O Movimento pelo fim da Escala 6×1 ganhou força com a mobilização da sociedade e conquistou as assinaturas necessárias para que a PEC comece a tramitar na Câmara Federal. Mas, não podemos parar por aqui, a pressão e a luta para pôr fim a essa jornada desumana para milhões de trabalhadores não pode parar!”, destacou o parlamentar.
A proposta, liderada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), conta com mais de 1,3 milhão de apoiadores que assinaram uma petição pública e conseguiu as mais de 171 assinaturas para começar a fazer tramitar da Câmara Federal, mas esbarra na resistência da maioria parlamentares.
Texto: assessoria do parlamentar