A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) subiu para a 43ª posição no Ranking Universitário Folha (RUF 2024), avançando 12 colocações em relação ao ano anterior, quando ocupava o 55º lugar. O destaque coloca a Ufam como a instituição com melhor classificação entre as universidades públicas e privadas do Amazonas. As categorias de ensino, mercado e inovação foram as que mais impulsionaram o desempenho da universidade no ranking.
Na área de ensino, a Ufam registrou uma significativa ascensão, passando do 72º para o 53º lugar, um ganho de 19 posições. Em pesquisa, a universidade subiu da 61ª para a 59ª colocação, e, no quesito mercado de trabalho, a instituição obteve um salto notável de 50º para 30º lugar. A classificação em internacionalização também melhorou, chegando à 76ª posição, enquanto a área de inovação subiu de 75º para 71º lugar.
O reitor da Ufam, Sylvio Puga, destacou o papel do esforço conjunto entre a administração superior, as unidades acadêmicas e os órgãos suplementares, que contribuíram para o avanço da universidade no ranking nacional, posicionando-a entre as 50 melhores instituições do país e entre as 30 melhores em ensino de graduação.
Em sua décima edição, o RUF avalia anualmente 203 universidades brasileiras e 40 cursos de alta procura, analisando cinco critérios: ensino, pesquisa, mercado de trabalho, inovação e internacionalização, com dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião.