Subscribe for Newsletter

Edit Template

Ufam forma 1ª turma de mestrandos indígenas em São Gabriel da Cachoeira

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) celebra a formação da primeira turma de mestrandos indígenas do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), no município de São Gabriel da Cachoeira (SGC).

Segundo a instituição, 16 pesquisadores indígenas de seis etnias diferentes do Alto Rio Negro apresentarão seus trabalhos nesta semana, marcando a conclusão de sua formação acadêmica. Ao todo, serão 30 indígenas compartilhando suas pesquisas. Com isso, levam os saberes tradicionais de seus povos para os espaços da ciência, da educação e da formulação de políticas públicas.

Dessa forma, esta conquista é celebrada no 2º Seminário de Direitos Humanos, Estado e Cidadania: Formação Indígena e Desafios da/para Cidadania.

O evento ocorre entre os dias 26 e 30 de maio, reunindo lideranças indígenas, autoridades governamentais, representantes acadêmicos, militares e de órgãos federais.

Assim, o seminário reconhece e valoriza o protagonismo dos povos originários na produção de conhecimento, reafirmando que o território também é espaço de ciência, resistência e futuro.

Presenças de destaque e reconhecimento nacional e internacional

A mesa de abertura contará com a presença histórica de Joênia Wapichana, presidente da Funai e primeira mulher indígena eleita deputada federal no Brasil, além de Dadá Baniwa, coordenadora regional da Funai no rio Negro e uma das mais importantes lideranças femininas da Amazônia.

A presidente da Funai, Joenia Wapichana, durante posse no cargo, em 3 de fevereiro de 2023 (Joedson Alves/Agência Brasil)

Também participam o prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Egmar Saldanha, representantes das Forças Armadas, do Ministério da Educação, da Foirn e da Capes, além de acadêmicos e cientistas indígenas reconhecidos internacionalmente, como prof. Dr. Altair Seabra de Farias (Kambeba), o premiado prof. Dr. João Paulo Barreto (Tukano) e prof. Dr. Silvio Sanches Barreto (Bará), os últimos vinculados ao BRAZIL-LAB de Princeton University, nos Estados Unidos.

O seminário também conta com a presença do prof. Dr. Pedro Diaz Peralta, pesquisador internacional da Universidad Complutense de Madrid, especialista em saúde pública e em políticas de proteção dos conhecimentos tradicionais, que introduziu no Brasil os debates sobre o Protocolo de Nagoya, fundamental para assegurar os direitos dos povos sobre seus saberes relacionados a plantas medicinais, práticas de cuidado e biodiversidade, temas que estão diretamente presentes em diversas dissertações desta turma de mestrandos indígenas.

O evento é mais do que uma cerimônia de defesa de dissertações; é um marco para a valorização das epistemologias indígenas como base legítima de ciência, cultura e educação, conectando gerações e fortalecendo a autonomia dos povos originários no coração da Amazônia.

Ufam avança: novo campus em São Gabriel da Cachoeira autorizado

Este momento de celebração também é fortalecido por uma grande notícia institucional: a autorização federal para a implantação do novo campus da Ufam em São Gabriel da Cachoeira. A instalação do campus é uma demanda histórica da região e consolida o compromisso da universidade com a interiorização do ensino superior, a valorização dos saberes tradicionais e a formação de quadros acadêmicos diretamente nos territórios indígenas.

O novo campus da Ufam em SGC representará uma mudança estrutural na educação superior da região, promovendo acesso, desenvolvimento, inclusão e soberania intelectual para os povos do Alto Rio Negro e de toda a Amazônia.

Cultura e celebração

No encerramento da abertura do evento, no dia 26 de maio, às 18h15, haverá uma apresentação cultural do Grupo Triunfo do Colégio Dom Bosco de São Gabriel da Cachoeira, sob a coordenação da professora e coreógrafa Mestre do PPGSCA Marielza Martins Peinado, celebrando a diversidade cultural e a força dos povos da região. Este é um marco histórico para a UFAM, para o Amazonas e para o Brasil. É a ciência que nasce do território, feita por mãos indígenas, construindo um futuro mais justo, plural e sustentável.

Escrito Por

Avatar photo

Redação Update

Deixe um Comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ethical Dimensions in the Digital Age

The Internet is becoming the town square for the global village of tomorrow.

Posts Populares

About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, and pulvinar daHad denoting properly jointure you and occasion directly raillery. In said to of poor full.

You May Have Missed

  • All Posts
  • Amazonas
  • Brasil e Mundo
  • Ciência e Tecnologia
  • Cinema
  • Críticas
  • Destaques
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Games
  • Lucas cine
  • Luis cunha
  • Parintins
  • Política
  • Saúde
  • Séries e TV
  • Sociedade

Tags

© 2024 Created with Royal Elementor Addons