Nesta quarta-feira (4), a Câmara dos Deputados homenageou 34 personalidades com a Medalha do Mérito Legislativo, uma distinção destinada a autoridades, instituições, campanhas, programas ou movimentos que tenham prestado serviços relevantes ao Brasil ou ao Poder Legislativo.
A lista de agraciados se destaca pela diversidade de perfis, com nomes de diferentes áreas e nacionalidades, indicados por líderes partidários e membros da Mesa Diretora da Casa.
Entre os condecorados está o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicado pelo segundo vice-presidente da Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Trump, no entanto, não compareceu à cerimônia, e o cerimonial da Câmara informou que a medalha será entregue “oportunamente”. Outro norte-americano agraciado foi o jornalista Michael Shellenberger, reconhecido por divulgar e-mails relacionados ao ex-Twitter e às decisões do ministro Alexandre de Moraes.
Além disso, 32 brasileiros receberam a medalha, incluindo três figuras ligadas ao filme Ainda Estou Aqui (2024), que narra o assassinato do deputado cassado Rubens Paiva e a luta de sua família. Os agraciados foram:
- Marcelo Rubens Paiva, escritor e filho de Rubens Paiva, autor do livro de 2015 que inspirou o filme;
- Eunice Paiva (in memoriam), viúva de Rubens Paiva;
- Fernanda Torres, atriz que interpreta Eunice no filme.
Eunice Paiva foi representada pelo neto, Chico Paiva Avelino. Marcelo Rubens Paiva e Fernanda Torres também não estiveram presentes e receberão a medalha “oportunamente”.
A cerimônia contou ainda com a inclusão de diversos políticos e autoridades, de diferentes orientações partidárias, na lista dos homenageados.