TikTok tenta encontrar dono não chinês até sábado para evitar proibição nos EUA; entenda

O TikTok está a poucas horas do prazo final para encontrar um proprietário não chinês ou enfrentar uma proibição nos Estados Unidos. O aplicativo de compartilhamento de vídeos popular, que tem mais de 170 milhões de usuários americanos, está sob ameaça de uma lei dos EUA aprovada por maioria esmagadora no ano passado e que ordena que o TikTok se separe de sua proprietária chinesa ByteDance, ou seja, fechado nos Estados Unidos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quinta-feira que seu governo estava “muito perto” de um acordo para encontrar um comprador para o TikTok, acrescentando que envolvia “múltiplos” investidores, mas não deu mais detalhes.

Motivada por temores de segurança nacional e pela crença generalizada em Washington de que o TikTok é controlado, em última instância, pelo governo chinês, a lei entrou em vigor em 19 de janeiro, um dia antes da posse de Trump. Nas horas que antecederam esse prazo, o TikTok foi temporariamente encerrado nos Estados Unidos e desapareceu das lojas de aplicativos, para desespero de milhões de usuários.

Mas o presidente republicano rapidamente anunciou um atraso de 75 dias e o TikTok posteriormente restaurou o serviço para os usuários existentes, retornando às lojas de aplicativos da Apple e do Google em fevereiro.

O atraso deve expirar à meia-noite (04h00 GMT) de 5 de abril, mas Trump minimizou repetidamente os riscos de que o TikTok esteja em perigo, dizendo que continua confiante em encontrar um comprador para os negócios do aplicativo nos EUA.

O presidente também sugeriu que o TikTok poderia até mesmo fazer parte de um acordo mais amplo com a China para aliviar as tarifas severas que ele impôs a Pequim como parte de uma onda mundial de impostos.

Questionado na quinta-feira se ele estaria disposto a fazer acordos com países sobre tarifas, ele disse: “Contanto que eles estejam nos dando algo que seja bom. Por exemplo, com o TikTok.”

“Temos uma situação com o TikTok em que a China provavelmente dirá que aprovará um acordo, mas você fará algo sobre as tarifas. As tarifas nos dão grande poder para negociar”, acrescentou.

Segundo relatos, a solução mais provável seria que os atuais investidores americanos na ByteDance transferissem suas participações para uma nova empresa global independente no TikTok. Mais investidores americanos, incluindo Oracle e Blackstone, a empresa de private equity, seriam contratados para reduzir a proporção de investidores chineses.

Grande parte da atividade do TikTok nos EUA já está hospedada em servidores Oracle, e o presidente da empresa, Larry Ellison, é um aliado de longa data de Trump.

E o algoritmo?

Mas a incerteza permanece, particularmente sobre o que aconteceria com o valioso algoritmo do TikTok. O New York Times sugeriu que a nova empresa poderia licenciá-lo da ByteDance.

No entanto, o acordo iria contra o espírito da lei, que se baseia em parte na premissa de que o algoritmo do TikTok pode ser usado pelos chineses contra os interesses dos EUA. A Amazon também teria feito uma oferta de última hora para comprar o TikTok.

Outras propostas incluem uma iniciativa chamada “The People’s Bid for TikTok”, lançada pelo Projeto Liberdade do magnata do mercado imobiliário e dos esportes Frank McCourt. A startup de inteligência artificial Perplexity recentemente demonstrou interesse em comprar o TikTok, assim como uma joint venture envolvendo a megacelebridade do YouTube, MrBeast.

Trump, embora tenha apoiado a proibição em seu primeiro mandato, ultimamente se tornou um defensor do TikTok, vendo-o como uma razão pela qual mais eleitores jovens o apoiaram na eleição de novembro. Um de seus principais doadores políticos, o bilionário Jeff Yass, é um dos principais acionistas da empresa controladora ByteDance.

Redação Update

Related Posts

  • All Post
  • Amazonas
  • Brasil e Mundo
  • Ciência e Tecnologia
  • Cinema
  • Críticas
  • Destaques
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Games
  • Parintins
  • Política
  • Popular
  • Saúde
  • Séries e TV
  • Sociedade

Qual sua opinião sobre isso ?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

© 2024 Created with Royal Elementor Addons

Find Your Way!

Categories

Tags