O técnico alemão Thomas Tuchel foi nomeado treinador da seleção da Inglaterra nesta quarta-feira, tornando-se o terceiro estrangeiro a assumir o comando da equipe. A Associação de Futebol da Inglaterra (FA) confirmou a contratação em um comunicado, informando que Tuchel, ex-treinador do Chelsea, de 51 anos, iniciará suas funções em janeiro de 2024. Ele será acompanhado pelo assistente inglês Anthony Barry.
Mark Bullingham, chefe-executivo da FA, expressou entusiasmo com a chegada de Tuchel e Barry, destacando o reconhecimento internacional de ambos. “Estamos entusiasmados por termos contratado Thomas Tuchel, um dos melhores treinadores do mundo, e Anthony Barry, que é um dos melhores treinadores ingleses, para apoiá-lo”, afirmou.
Tuchel é o terceiro técnico estrangeiro na história da seleção inglesa, após o sueco Sven-Goran Eriksson (2001-2006) e o italiano Fabio Capello (2008-2012). O treinador da seleção sub-21 da Inglaterra, Lee Carsley, que assumiu interinamente após a demissão de Gareth Southgate, seguirá à frente da equipe nos próximos dois jogos da Liga das Nações.
Southgate foi demitido após a derrota da Inglaterra para a Espanha na final da Euro 2024, o que desencadeou mudanças na liderança técnica da seleção.