Alcenor Alves, era foragido da Justiça do Amazonas e planejava fugir para Dubai, ele foi preso na manhã deste sábado (23) em Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina. De acordo com a Polícia, ele tem uma condenação por crime de pedofilia, ou seja, estupro de vulnerável e exploração sexual.
O treinador costumava se aproximar de crianças em situação de vulnerabilidade, prometendo melhores oportunidades aos pais para ganhar a confiança das famílias. Segundo relatos, ele frequentemente viajava com as vítimas. “Ele sempre se aproximava das crianças mais carentes, prometendo mundos e fundos para os pais. Depois viajava com elas, e há muitas histórias de abuso envolvendo ele. Algumas pessoas chegaram a testemunhar, mas ninguém teve coragem de denunciar porque ele era protegido”, afirmou uma testemunha, reforçando o padrão de manipulação utilizado pelo suspeito para cometer os crimes.
No momento da prisão, Alcenor Alves participava de um evento esportivo em Balneário Camboriú, onde atuava como treinador de crianças e adolescentes em competição. Logo no início da manhã, policiais da DECAP monitoraram o local e, após confirmarem a identidade do suspeito, deram voz de prisão.
A Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Amazonas acionou a unidade especializada da DEIC para prestar apoio operacional no sentido de localizar e prender o foragido. Além disso, após diversas diligências e trocas de informações entre as Polícias dos dois estados, foi possível identificar o local onde o indivíduo se encontrava.
O Delegado Geral da Polícia Civil catarinense, Ulisses Gabriel, postou na sua conta o X – antigo twitter: “Suspeito de pedofilia do Amazonas foi para a prisão nesta manhã em um evento em Balneário Camboriú. Ele é professor de artes marciais e está sendo investigado pela PCAM por exploração sexual e estupro de vulnerável. Pelas informações iria evadir-se para Dubai. Cuidem bem de seus filhos.”