Nesta sexta-feira pelo período da manhã às 7:00 (horário de Brasília) várias empresas de aviação, serviços bancários e hospitalares ficaram com seus serviços fora do ar.
Havia hipótese de ataque cibernético, porém a empresa Microsoft responsável pelos servidores windows descartou a possibilidade de um ataque cibernético.

Mas afinal o que de fato aconteceu?
Várias dessas empresas tem como seu sistema operacional Windows que recebe o serviço de terceiros para realização da proteção dos seus servidores ao redor do mundo.
A empresa CrowdStrike é responsável pela segurança desses servidores, tanto da Microsoft quanto de outras empresas. Durante uma atualização no seu sistema operacional da Microsoft que ocorre periodicamente, acabou gerando incompatibilidade com o software da CrowdStrike, a qual presta o serviço para empresa, deixando tudo tudo fora do ar por várias horas devido a incompatibilidade da atualização.
A CrowdStrike é um software de cibersegurança que está presente nas empresas que foram afetadas durante o pane.
Em sua conta do X o George Kurtz CEO da Crowdstrike fez um pronunciamento sobre:
Today was not a security or cyber incident. Our customers remain fully protected.
— George Kurtz (@George_Kurtz) July 19, 2024
We understand the gravity of the situation and are deeply sorry for the inconvenience and disruption. We are working with all impacted customers to ensure that systems are back up and they can…
“Hoje não foi um incidente de segurança ou cibernético. Nossos clientes permanecem totalmente protegidos.
Compreendemos a gravidade da situação e lamentamos profundamente o transtorno e a perturbação. Estamos trabalhando com todos os clientes afetados para garantir que os sistemas estejam funcionando e que possam fornecer os serviços com os quais seus clientes contam.
Conforme observado anteriormente, o problema foi identificado e uma correção foi implantada. Houve um problema com uma atualização de conteúdo do Falcon para hosts do Windows.”
Empresas como Bradesco, Nubank, Itaú, Microsoft, Instagram, xp investimentos, rico, vivo, claro e whatsapp foram afetadas pelo apagão, e tem instabilidade em seus servidores.