Na noite de quarta-feira (6), às 20h55, o primeiro indício da esperada visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à capital amazonense foi avistado: um avião cargueiro C-17 GlobeMaster III da Força Aérea Americana pousou em Manaus, trazendo suprimentos essenciais para a estadia da comitiva presidencial. Conhecida por sua capacidade e robustez, essa aeronave é uma das mais potentes da frota norte-americana e dá início aos preparativos logísticos para a chegada do presidente.
Conforme informações iniciais, outros três aviões de carga devem desembarcar em Manaus na sexta-feira, totalizando 30 aeronaves militares programadas para os próximos dias. A missão é preparar a estrutura de segurança e suporte para a visita presidencial, prevista para os dias 16 e 17 de novembro. Entre os itens transportados estão equipamentos de segurança, comunicação, e, possivelmente, veículos blindados, que serão utilizados na proteção de Biden e sua comitiva.
A agenda do presidente em Manaus deve incluir reuniões para fortalecer parcerias ambientais, focando na preservação da Amazônia e no combate às mudanças climáticas, reforçando o papel do Brasil na preservação do ecossistema e no enfrentamento da crise climática global.
A operação de segurança envolve um esquema de proteção intensivo, com a colaboração do Exército Brasileiro e forças locais, em cooperação com a equipe norte-americana, para garantir a segurança e o sucesso do evento.