UpdateManauara sua revista digital

Presidente Lula anuncia medidas emergenciais contra seca em visita ao Amazonas

MANAUS (AM) – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cumpre agenda no Amazonas nesta terça-feira, 10, onde irá anunciar ações de combate à seca que assola a região. A cerimônia acontecerá na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), localizada na capital do Estado.

Essa será a primeira visita de Lula ao Amazonas em meio à intensa estiagem que atinge os 62 municípios da região. No ano anterior, o vice-presidente Geraldo Alckmin havia representado o presidente em Manaus durante uma seca histórica, que afetou 58 cidades do Amazonas, além de Rondônia e Acre, impactando cerca de meio milhão de pessoas. Na ocasião, o governo federal definiu estratégias para reduzir os impactos da seca.

A comitiva presidencial contará com a presença de diversos ministros, como Marina Silva (Meio Ambiente), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), além de representantes de várias pastas, como Saúde e Desenvolvimento Social.

Medidas de contenção de danos

O governador do Amazonas, Wilson Lima, já havia realizado reuniões com Geraldo Alckmin para discutir o enfrentamento da seca no Estado e solicitar auxílio no combate aos incêndios que afetam o sul da região. Lima também tem dialogado com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em busca de reforços.

O governo estadual adotou uma série de medidas, incluindo a declaração de emergência ambiental em 22 municípios, que são responsáveis por 96% das queimadas no Amazonas. Além disso, o Estado investiu em pesquisas sobre emergências climáticas com o apoio de instituições como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que conta com um laboratório especializado em monitoramento climático.

As autoridades permanecem em alerta com o nível dos rios, que continua a baixar desde abril deste ano, colocando várias regiões em situação emergencial, incluindo o Acre.

plugins premium WordPress