O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, utilizou suas redes sociais para celebrar a surpreendente vitória da coalizão de esquerda Nova Frente Popular nas eleições parlamentares da França, realizadas neste domingo (7). A coalizão derrotou a extrema direita, que era considerada favorita, e terminou em terceiro lugar, atrás dos aliados do presidente francês Emmanuel Macron.
“Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje”, declarou Lula.
Além disso, Lula aproveitou para comentar a vitória dos trabalhistas no Reino Unido, destacando a importância das alianças em defesa da democracia. Ele mencionou que esses exemplos devem inspirar a América do Sul.
“Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul”, concluiu o presidente, em meio aos ataques de Javier Milei, presidente de extrema direita da Argentina.