Katy Perry no espaço: Blue Origin completa voo com 6 mulheres a bordo
abril 14, 2025
/Redação Update
A Blue Origin lançou com sucesso, na manhã desta segunda-feira (14), a nave New Shepard para uma viagem de turismo espacial com 6 mulheres a bordo.
Entre elas, estavam a cantora Katy Perry e a jornalista Lauren Sánchez — noiva do bilionário Jeff Bezos, que é o dono da Blue Origin e também da Amazon.
O lançamento ocorreu às 10h31 (de Brasília) na base da Blue Origin, no estado do Texas (Estados Unidos). Cerca de dez minutos depois, a cápsula e o foguete retornaram em segurança. Ao deixar a nave,Katy Perry beijou o chão e se disse estar emocionada. Ela também revelou que cantou “What a Wonderful World”, de Louis Armstrong, no espaço.
Katy Perry beija o chão após sair da nave. — Foto: Reprodução/Blue Origin
O voo foi suborbital, o que significa que a nave não escapou completamente da gravidade da Terra. Mesmo assim, a viagem tinha a previsão de ultrapassar a Linha de Kárman — marca de 100 km de altitude reconhecida como o início do espaço.
O voo foi acompanhado por Bezos e celebridades como Oprah Winfrey e as Kardashians.
Segundo a empresa, esta foi a primeira viagem espacial com uma tripulação exclusivamente feminina desde a Vostok 6, em 1963, quando a russa Valentina Tereshkova foi sozinha ao espaço. A Blue Origin começou a enviar turistas e celebridades para o espaço em julho de 2021.
Katy Perry canta no espaço e beija chão após retornar
Ao retornar à Terra, Katy Perry beijou o chão em celebração. Ela foi a segunda a deixar a cápsula da Blue Origin, logo após a jornalista Lauren Sánchez, esposa de Jeff Bezos.
Após a viagem, a cantora explicou por que escolheu “What a Wonderful World”, famosa pela interpretação de Louis Armstrong. “Eu já cantei essa música no passado, e não tinha ideia de que a cantaria no espaço”, disse ela, em entrevista para a transmissão oficial do voo.
“Mas não é sobre mim, não é sobre cantar minhas músicas. É sobre o coletivo, sobre nós, sobre abrir espaço para mulheres no futuro. É sobre pertencer. É sobre esse mundo maravilhoso que a gente vê, e apreciá-lo. É tudo pelo benefício da Terra.”
“Estou superconectada ao amor, tão conectada ao amor. Acho que essa experiência me mostrou que você nunca sabe quanto amor está dentro de você, quanto amor você dá e o quão amado você é”, acrescentou Katy.
Bezos e celebridades acompanharam lançamento
O lançamento da Blue Origin com tripulação 100% feminina teve a presença de Jeff Bezos, dono da empresa, e de outras celebridades como Oprah Winfrey e as Kardashians.
Minutos antes do lançamento, Bezos apareceu orando com a tripulação feminina. Após o pouso, ele foi até a cápsula, recebeu a noiva, Lauren Sánchez, e a beijou.
Kardashians assistem ao lançamento de Katy Perry com tripulação feminina ao espaço — Foto: Blue Origin
Nas primeiras horas desta segunda, Katy Perry, principal atração da viagem, havia comentado sobre o voo: “Algo maior que eu está guiando esta jornada”, escreveu.
“Quando fui convidada para essa viagem, pesquisei sobre a cápsula. E, na frente dela, há o formato de uma pena [‘feather’, em inglês]. Quando vi aquilo, foi uma confirmação, porque minha mãe sempre me chamou de Feather.”
Quem estava no voo?
Como foi a viagem espacial
A viagem espacial foi chamada de NS-31 por ser o 31º lançamento da nave New Shepard. Este foi o 11º voo da Blue Origin com passageiros. Ao todo, 52 pessoas já haviam ido ao espaço com a cápsula antes da viagem desta segunda, segundo a empresa.
Apesar de o voo NS-31 ser suborbital, ele ultrapassa a Linha de Kárman, reconhecida como o início do espaço.
“No voo orbital a nave consegue circular a Terra, ou seja, partir e retornar à atmosfera a partir de um mesmo ponto. No suborbital , ela não tem velocidade para completar essa trajetória, então a nave sobe até um ponto máximo e depois volta à Terra em queda livre “, explicou o astrofísico Cassio Barbosa.
Os voos históricos (e pausa) da Blue Origin
A Blue Origin começou a enviar turistas e celebridades para o espaço em julho de 2021. Bezos participou da 1ª missão tripulada da New Shepard, que também marcou o primeiro voo espacial de uma tripulação civil sem piloto.
Em outubro daquele ano, foi a vez do ator William Shatner, famoso por interpretar o Capitão Kirk na série “Jornada nas estrelas”. Então com 90 anos de idade, ele se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço.
Tripulação da New Shepard, incluindo o ‘Capitão Kirk’, posa para fotos após voo da Blue Origin — Foto: Mike Blake/Reuters
O Brasil também teve um representante: em junho de 2022, o engenheiro Victor Hespanha participou de uma viagem da empresa e se tornou o segundo brasileiro a viajar ao espaço.
Em setembro de 2022, um foguete da Blue Origin caiu pouco após o lançamento, devido a uma falha. A viagem não era tripulada, e ninguém ficou ferido, segundo a companhia.
Após o incidente, a empresa interrompeu os voos com passageiros por quase dois anos. O retorno aconteceu em maio de 2024, em uma viagem que levou seis turistas ao espaço.