UpdateManauara sua revista digital

Início de novembro traz previsão de chuvas acima da média para o Amazonas, Centro-Oeste e Sudeste

Novembro começou com previsão de chuvas acima da média para o noroeste e sudeste do Amazonas, além de grande parte do Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre e Roraima. A estimativa é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. No Sul, o Rio Grande do Sul deve ter precipitação dentro da média, com algumas regiões podendo registrar índices acima do normal.

Por outro lado, regiões do Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima e áreas do sudoeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso devem ter chuvas próximas ou até abaixo da média histórica de novembro. Segundo o Inmet, essa escassez de chuvas nas regiões Nordeste e nordeste da Amazônia pode dificultar o plantio da soja, principalmente na área conhecida como Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, onde a umidade do solo deve permanecer abaixo do ideal.

Para o Centro-Oeste e Sudeste, espera-se um novembro com chuvas regulares, o que deve favorecer o desenvolvimento das culturas de primeira safra. Já no Sul, as precipitações próximas à média devem manter o solo com boa umidade, beneficiando as culturas de inverno em fase de enchimento de grãos e apoiando a safra de 2024/2025.

As temperaturas, segundo o Inmet, devem ficar acima da média em grande parte do país, com dias de calor intenso no norte das regiões Norte e Nordeste, onde as máximas podem ultrapassar 28°C. No entanto, no leste da região Sudeste e parte do Sul, as chuvas constantes devem manter as temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média para o mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress