O ator John Lithgow (Um Tiro na Noite; Conclave) decidiu defender a nova série de Harry Potter em meio às críticas à produção pelo posicionamento transfóbico de J.K. Rowling, criadora da série literária.
Em entrevista ao The Times do Reino Unido, o ator revelou não esperar a reação negativa ao seu envolvimento com a produção, e que os comentários do público não o impediram de continuar no projeto. “Eu pensei: ‘Por que isto é uma questão?’. Imagino como a J.K. Rowling absorveu isso. Eu suponho que em algum momento vou conhecê-la e estou curioso para conversar com ela”, disse o ator. Ao ser perguntado se as críticas o dissuadiram do seriado, ele respondeu: “Por céus, não!”.
O ator também disse que não se sentiu intimidado quando uma grande amiga, mãe de uma criança trans, lhe enviou um artigo intitulado ‘Uma Carta Aberta a John Lithgow: Por Favor, Afaste-se de Harry Potter’. Ele admitiu que a troca foi um sinal de alerta em relação às reações que a série tem recebido.
Perguntado se esperava tais reações, Lithgow afirmou: “Não, absolutamente não. Claro, foi uma decisão importante, porque provavelmente será o último papel importante que interpretarei. É um compromisso de oito anos, então eu estava pensando na mortalidade e que este é um ótimo papel de encerramento”.
A HBO descreve a série como uma “adaptação fiel” da série de livros mundialmente reconhecida de J.K. Rowling. “Explorando todos os cantos do mundo bruxo, cada temporada levará ‘Harry Potter’ e suas incríveis aventuras para públicos novos e antigos”, segundo a descrição oficial. É esperado que a série de Harry Potter tenha sete temporadas, com cada uma adaptando um dos sete livros da saga.,
O cineasta americano David Fincher chegou a ser especulado para comandar alguns episódios da primeira temporada. O diretor de Se7en, entretanto, revelou que o estúdio tinha planos diferentes: “Me pediram para ir até eles e dizer se eu dirigiria Harry Potter”, disse o cineasta. “Eu lembro de dizer ‘Eu só não quero fazer a versão limpa e hollywoodiana da história. Eu quero fazer algo que pareça mais como Os Desajustados (1987)’. Eu quero que seja esquisito”, concluiu.
A Warner ainda não anunciou os detalhes da trama da série, que terá a autora J.K. Rowling na produção. Ainda não há data de estreia confirmada para o título, que deve ser distribuída pela Max. Por hora, o único nome confirmado no elenco de Harry Potter é John Lithgow, que será Dumbledore.
Enquanto isso, a saga cinematográfica completa, estrelada por Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Michael Gambon, Robbie Coltrane, Maggie Smith, Alan Rickman, Tom Felton, Gary Oldman e mais segue disponível no catálogo da Max.