O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou na tarde desta sexta-feira (4), por meio das redes sociais, que participará do ato em defesa da anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. O evento está marcado para o próximo domingo (6), na Avenida Paulista, em São Paulo, e foi convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL).
“À convite de Jair Bolsonaro e Tarcísio Freitas, estarei no ato da avenida Paulista, em São Paulo, no próximo domingo, em defesa da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro”, declarou Lima.
A manifestação tem como pauta central a anistia dos condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília. A mobilização é tratada por aliados de Bolsonaro como um “ato pela liberdade”, enquanto setores da oposição enxergam a convocação como tentativa de revisionismo histórico e de enfraquecimento das punições aos golpistas. O evento promete reunir apoiadores do ex-presidente e parlamentares alinhados ao PL.
Ausência em compromissos no Amazonas
A presença de Wilson Lima no ato ocorre poucos dias após o governador informar que foi diagnosticado com Covid-19 e Influenza. Por conta do quadro de saúde, ele não participou da inauguração do novo Centro de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação (CTDI) do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), realizada na última segunda-feira (31), em Manaus.
“Fui diagnosticado com Covid e com o vírus Influenza. Enquanto me recupero, obedecendo as recomendações médicas, ficarei trabalhando e coordenando as ações do Governo de casa”, escreveu ele à época.
A solenidade contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que anunciou um investimento de R$ 296 milhões no projeto. O novo centro integra um pacote de ações do Ministério da Educação no estado, que já totaliza mais de R$ 568 milhões em recursos destinados ao Amazonas.
Outro evento que precisou ser adiado devido à ausência do governador foi o lançamento oficial do 58° Festival Folclórico de Parintins, previsto para esta sexta-feira (4), no Bumbódromo da cidade.