O cardeal estadunidense Robert Francis Prevost, 69 anos, o novo papa Leão XIV, esteve no Brasil em duas oportunidades antes de ser eleito líder da Igreja Católica. Em ambas ocasiões, ele participou de eventos dos frades agostinianos como superior (prior) da Ordem de Santo Agostinho. Fotos compartilhadas nas redes sociais mostram Prevost nos eventos.
As visitas do então cardeal aconteceram em 2012 e 2013, segundo informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele visitou as cidades de Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG). Nesta última, foi fotografado comendo um prato típico mineiro, frango com quiabo, além de aparecer com um copo de cerveja na mão.
E o pessoal de Minas, que já achou uma foto do novo Papa tomando uma cervejinha em BH, quando visitou o país em 2012? O da direita, de camisa azul. pic.twitter.com/z3Yzf2aOux
— Thales Machado (@thalescmachado) May 8, 2025
Nas duas visitas, ele participou de eventos na capital mineira. A primeira foi a festa de 70 anos do tradicional Colégio Santo Agostinho, Região Centro-Sul da cidade. Em dezembro de 2012, retornou para mais uma visita pastoral, e esteve em Mário Campos, na Grande BH, onde recebeu a profissão religiosa dos freis da ordem.
Veja as fotos abaixo:







Nova visita ao Brasil
Segundo a CNBB, o cardeal Robert Francis Prevost estava com viagem marcada ao Brasil no fim de abril, quando participaria da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cancelada devido à realização do Conclave, após a morte do papa Francisco.
“Gostaria de destacar que o então cardeal Prevost já estava com as passagens compradas, porque estaria aqui na semana passada, na nossa Assembleia Geral, para pregar o retiro a todos os bispos do Brasil. Quando nós o convidamos, ele imediatamente aceitou. Então o Brasil ganha, o mundo ganha. O sucesso de Pedro merece todo o nosso apoio, todas as nossas orações e todas as nossas unidades“, afirmou Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, em coletiva nesta quinta-feira.
Após o falecimento do papa Francisco, porém, o Conselho Permanente da CNBB decidiu suspender a 62ª Assembleia Geral. Agora, ela vai acontecer de 15 a 24 de abril de 2026. Não se sabe se o papa Leão XIV estará presente.