Uma família da cidade de Manacapuru, distante 68 quilômetros de Manaus, afirmou nas redes sociais ter encontrado um rato dentro de um bolo de aniversário que, segundo informações, foi comprado em uma padaria localizada na rua João de Deus, no bairro Liberdade, no município. Imagens mostram o roedor coberto por massa de bolo; também é possível ver os dentes do animal. O empreendimento se manifestou e disse que as acusações são uma “tentativa de manchar a história” da panificadora.
De acordo com o relato da família, no dia 1° deste mês, um bolo foi comprado na padaria para a comemoração de um aniversário. Após a partilha do alimento entre os convidados da festa, a família decidiu levar para casa o que sobrou da guloseima. Um familiar, que não quis ser identificado, disse que os moradores foram comendo o doce aos poucos e, na última sexta-feira, 6, encontraram o rato na massa.
“Depois que dividimos uns pedacinhos para os convidados, levamos a outra metade pra casa. Fomos comendo aos poucos e, ontem (06/06/25), encontramos um rato dentro do bolo. Foi um choque enorme! Isso é uma falta de respeito e um perigo pra saúde“, disse a denunciante nas redes sociais.
Em um vídeo divulgado em um grupo de mensagens, é possível notar um objeto envolvido na massa de bolo, que, de acordo com a pessoa que fez a gravação, seria um rato. “Mano, aí, ó, o dentinho dele [do rato], de barbinha, o dentinho dele. Isso aqui é um rato, isso aqui essa [sic], ó. O pelo aqui, ó. Está confeitado aqui”, diz um membro da família ao mostrar o roedor envolvido na massa de bolo.
Em outro vídeo, outra pessoa também mostra restos que seriam do rato. “Gente, olha aqui o que estava no bolo de ontem, aquelas cascas lá, que estavam encontrando, eram pedaços do rato que morreu“, disse.
A família também compartilhou uma imagem do recibo de pagamento, em que consta o nome do comprador, preservado na imagem, e o valor do produto, fixado em R$ 100, com a observação de que estaria faltando uma quantia de R$ 20. O local da compra também aparece no recibo e foi identificado como “Ana Paula Panificadora”, assim como a assinatura do responsável pela emissão do documento.

O que diz a padaria
Por meio de uma rede social, a Panificadora Ana Paula afirmou que o empreendimento está “sendo alvo de uma grave acusação”. No mesmo comunicado, a nota reafirma o compromisso com a transparência e informa que está à disposição dos órgãos fiscalizadores competentes para prestar esclarecimentos.
“Estamos sendo alvo de uma grave acusação em razão de imagens que circulam nas redes sociais, nas quais, de forma irresponsável e leviana, tentam vincular o nome da Panificadora Ana Paula como sendo a responsável por comercializar um bolo supostamente com a presença de um roedor“, diz o empreendimento.
A padaria também informa que vai tomar as medidas cabíveis quanto ao caso, a fim de “preservar a integridade” da marca e a “confiança de nossos clientes”.
“Repudiamos veementemente qualquer tentativa de manchar a história que construímos com muito trabalho, dedicação e compromisso com a qualidade. Agradecemos a todos que estão ao nosso lado, confiando no nosso trabalho e acreditando que a verdade prevalecerá“, diz a empresa.