MANAUS (AM) – A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) definiu nessa segunda-feira, 7, em uma votação acirrada, dois nomes para o segundo turno na eleição à reitoria da instituição. A chapa “Por uma Ufam que Humaniza, Inclui e Transforma” obteve 33,27% dos votos, e a chapa “Mudança!” teve 33,22%. O segundo turno está marcado para o próximo dia 14 de abril.
Com 33,27% dos votos, a primeira chapa é encabeçada por Marco Antônio de Freitas Mendonça, com Armando Araújo de Souza Júnior como candidato a vice. Marcão, como é conhecido, publicou um vídeo no Instagram, ao lado do candidato a vice-reitor, agradecendo aos votos direcionados a chapa e afirmou estar confiante para o segundo turno das Eleições.
“Pessoal, estamos aqui para agradecer a confiança em nós, nós saímos primeiro na frente e agora só falta mais um pouquinho para ganhar essa eleição. Vamos fazer mais força, só mais uma semaninha, empenho, entusiasmo. Vamos buscar essa vitória“, disse o candidato a reitor Marcão.
A chapa “Mudança!”, que tem como candidata à reitora Tanara Lauschner e vice-reitor Geone Maia Corrêa, recebeu 33,22% dos votos válidos. Por meio do Instagram, a chapa também fez um pronunciamento, agradecendo os votos dos eleitores.
“Vamos agora para o segundo turno, prontos para mostrar cada vez mais nossas propostas para uma universidade melhor para toda a comunidade acadêmica“, escreveu.
Votação
Ao todo, docentes e técnicos administrativos ativos e aposentados, estudantes de graduação e pós-graduação puderam escolher entre cinco chapas que estavam concorrendo às eleições para a gestão da Ufam. A votação aconteceu de forma on-line, por meio de um link disponibilizado pela instituição. Nesta nova etapa, os eleitores que não votaram no primeiro turno podem votar no segundo turno.
Para se eleger no primeiro turno, as chapas precisavam alcançar mais de 50% dos votos válidos, o que não ocorreu. A média dos votos nas chapas mais votadas para o segundo turno foi de 33%.
Veja como ficou a votação:
- Chapa Por uma Ufam que Humaniza, Inclui e Transforma – 33,27%
- Chapa Mudança! – 33,22%
- Chapa A Ufam do Futuro Começa Hoje – 12,46%
- Chapa Somos Mais Ufam – 12,91%
- Chapa Ufam Karuana – 8,15%
Definição
A eleição é a primeira etapa do processo para a escolha dos novos reitores da Ufam. Após a definição dos dois nomes eleitos — primeiro e segundo lugares, respectivamente —, o Conselho Universitário definirá um terceiro nome. Com a lista tríplice fechada, a escolha ficará a carga do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Seguindo a tradição, o terceiro candidato pode ser de uma das chapas concorrentes.
A eleição de reitores para universidades públicas federais no Brasil está prevista no artigo 16 da Lei nº 5.540/1968, regulamentada pelo Decreto nº 1.916/1996. O processo envolve consultas à comunidade acadêmica e a formação de uma lista tríplice pelo conselho universitário. O presidente da República, conforme o Artigo 207 da Constituição Federal, possui a prerrogativa de nomear o reitor a partir dessa lista, respeitando a autonomia universitária, mas mantendo a vinculação administrativa ao governo federal.
Conheça os candidatos
- Por uma Ufam que Humaniza, Inclui e Transforma
Concorrendo nesta chapa, o candidato a reitor Marco Antônio de Freitas tem como candidato a vice-reitor Armando Araújo de Souza Junior.
O primeiro possui graduação em Agronomia pela Ufam, mestrado em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e doutorado em Agronomia Tropical pela Ufam. Atualmente, é professor de magistério superior, onde ministra disciplinas como Topografia, Topografia Agrícola, Construções Rurais e Instalações Zootécnicas.
Armando Araújo de Souza Junior é administrador de empresas, com ênfase em Comércio Exterior, graduado pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), mestre em Engenharia de Produção pela Ufam e doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Atualmente, é professor associado do Departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais (FES) e docente do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração e Desenvolvimento Regional na Amazônia.
- Mudança!
Nesta chapa concorrem à reitoria e vice-reitoria da universidade, respectivamente, Tanara Lauschner e Geone Maia Corrêa. Ela é graduada em Engenharia Elétrica pela Ufam, com mestrado em Ciência da Computação pela UFMG e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ). Atualmente, é professora do Instituto de Computação (Icomp) da Ufam.
Geone Maia Corrêa é técnico em Química pela Escola Técnica Federal do Amazonas (Etfam), graduado em Licenciatura e possui mestrado em Química pela Ufam. Também possui doutorado em Química pela UFMG. Atualmente, é professor associado da Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet-Ufam).
Ufam
Localizada na Zona Leste de Manaus, a Ufam desempenha um papel fundamental na sociedade, na economia local e na cultura da região. A universidade forma profissionais em áreas como tecnologia, ciência, comunicação, meio ambiente, literatura e outras.
A Ufam tem como reitor o professor doutor Sylvio Puga, que assumiu a gestão em 2021, também por meio de um processo eleitoral. De acordo com o regimento interno e a legislação federal, o reitor de uma instituição federal de ensino só pode exercer dois mandatos consecutivos. Sendo assim, Puga passa a gestão da Ufam ao próximo candidato(a) eleito(a).