A ideia surgiu com Rob Worsoff, veterano da televisão americana, mas começa a ganhar tração: o Departamento de Segurança dos Estados Unidos está cogitando fazer um reality show com imigrantes, que terá como prêmio dar cidadania ao vencedor.
O programa, chamado The American, colocaria imigrantes em uma série de desafios enquanto competem pela cidadania americana. O programa é defendido por Rob Worsoff (Duck Dynasty, The Millionaire Matchmaker), como ele confirmou em sua página do Facebook na sexta-feira. “Não é maldoso. Em vez disso, The American é uma celebração do que significa ser… bem… americano — em um momento em que nosso moral está em baixa”, disse Worsoff.
Em declaração ao The Hollywood Reporter, a secretária assistente de relações públicas do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, confirmou que o programa estava sendo analisado. “O Departamento de Segurança Interna recebe centenas de propostas de programas de televisão por ano, desde documentários sobre as operações de fronteira do ICE e do CBP até investigações de colarinho branco do HSI”, disse McLaughlin. “Cada proposta passa por um rigoroso processo de análise antes de ser rejeitada ou aprovada”, concluiu.
McLaughlin disse que The American estava nos “estágios iniciais desse processo de análise e não recebeu aprovação ou rejeição da equipe”.
A novidade chega em um momento em que a crise de migração se agrava no país. Desde o retorno de Donald Trump, o governo tem perseguido e expulsado diversos imigrantes do país, incluindo pessoas que estão com situação regularizada no país. Jovens que participaram de protestos contra o genocídio em Gaza também foram apreendidos e até deportados.