UpdateManauara sua revista digital

Histórico: Presidente Joe Biden Visitará Manaus em Agenda Focada na Amazônia

Manaus — A Casa Branca oficializou a chegada do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Manaus no dia 17 de novembro, marcando uma visita inédita antes de sua participação na 19ª Cúpula do G20, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, um presidente americano visita a capital amazonense, onde Biden tem compromissos previstos com lideranças locais, representantes indígenas e ativistas ambientais.

Os preparativos para sua visita já movimentam a cidade, com equipes da Casa Branca e agentes de segurança dos EUA organizando a logística. Na quarta-feira (6), um primeiro avião de carga da Força Aérea dos EUA pousou em Manaus, trazendo materiais essenciais para a visita, seguido de outras duas aeronaves Boeing C-17 GlobeMaster III. Até o dia da chegada, Manaus deve receber mais 27 voos de carga para apoio logístico.

A agenda de Biden na Amazônia reflete o interesse dos EUA na conservação da floresta e no fortalecimento de parcerias sustentáveis. Além de conhecer a floresta amazônica, Biden deve se reunir com lideranças indígenas e ambientalistas locais. Existe ainda a expectativa de um encontro com o presidente Lula, que também estará no Brasil para o G20, embora o compromisso ainda dependa de ajustes diplomáticos.

Concluída sua agenda em Manaus, Biden seguirá para o Rio de Janeiro, onde se juntará aos líderes mundiais na cúpula do G20, nos dias 18 e 19 de novembro. A visita ocorre após a recente vitória republicana na eleição presidencial americana, destacando o compromisso do governo Biden com a cooperação climática e ambiental com o Brasil.

A Embaixada dos EUA já anunciou o credenciamento exclusivo para equipes de foto e vídeo interessadas na cobertura da chegada do presidente ao Aeroporto Internacional de Manaus. O prazo para o credenciamento é até o dia 13 de novembro, com restrições de segurança rigorosas para acesso à área de desembarque.

A visita de Biden representa um marco na relação Brasil-EUA, que completa 200 anos em 2024, e reafirma o compromisso de ambos os países com a preservação da Amazônia e o apoio às comunidades que vivem na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress