O Comitê da Indústria de Defesa da Amazônia (Condefesa Amazônia) será instalado em sessão especial na segunda-feira (23), às 16 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado Amazonas (FIEAM), com o objetivo e atribuição de debater assuntos de interesse da indústria nas áreas de Defesa Nacional e Segurança Pública, promovendo a participação de empresários e executivos dos diversos setores industriais no apoio às atividades do Condefesa.
Além disso, o Comitê visa uniformizar e consolidar sua atuação como um representante da Base Industrial de Defesa, fornecendo pareceres e recomendações à Diretoria da FIEAM e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), entidades a que se subordina, sobre questões relevantes para a indústria. O Condefesa contará com eixos temáticos prioritários, como segurança cibernética, sistemas autônomos e inteligentes, inteligência artificial e tecnologias sustentáveis.
De acordo com o presidente da FIEAM, Antonio Silva, o Comitê vai concentrar esforços no estímulo à diversificação da indústria da Amazônia, aumento de empregos, transferência de tecnologias, uso dual de material e serviços e defesa e proteção da Amazônia, dentre tantos outros benefícios, tudo em prol do fortalecimento da Base Industrial de Defesa.
Para seu adequado funcionamento, o Condefesa Amazônia estará estruturado da seguinte forma:
- Presidente: Antonio Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas.
- Vice-Presidente: Luiz Augusto Barreto Rocha, presidente do Conselho Superior do Centro da Indústria do Estado do Amazonas.
- Diretor-executivo: general Omar Zendim.
- 3 diretores adjuntos: representantes da indústria.
- 8 conselheiros: autoridades civis e militares.
- Secretariado.