Faleceu na manhã deste sábado (12), Tarcisio Gonzaga,que tinha 54 anos e era renomado artista de indumentárias do Boi-Bumbá Caprichoso, no Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen em Parintins (município distante 369 km de Manaus). A informação do óbito foi confirmada pela equipe médica da instituição de saúde.
Gonzaga havia sido internado na última quarta-feira (9), diagnosticado com um grave quadro de pneumonia, sendo entubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Contudo, ele não resistiu, vindo a falecer neste sábado.
Em nota, o Boi-Bumbá Caprichoso comunicou à Nação Azul e Branca o falecimento do artista, lamentando profundamente e prestando condolências à família pela partida do artista, que foi caracterizado pela agremiação como ‘um pilar da nossa estética e tradição’.
“Seu trabalho não se limitava a vestir personagens, mas a dotá-los de alma, de essência. Ele eternizou nossa tradição em cada linha, em cada ponto de costura, deixando um legado que transcende o tempo. Tarcísio será sempre lembrado não apenas como um artista, mas como uma parte fundamental da história que construímos juntos”, destacou a nota.
Para além de um dos maiores artistas de figurinos do Festival Folclórico de Parintins, Tarcisio Gonzaga também atuava como professor no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, assim como no Instituto de Autismo de Parintins “Isadora Tupinambá”.
A Prefeitura de Parintins também emitiu nota de pesar.