A atriz Angelina Jolie visitou a aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque do Xingu, em Mato Grosso, nesta quarta-feira (2), e encontrou o cacique Raoni, um dos mais conhecidos líderes indígenas no mundo.
A artista esteve na aldeia junto com a organização Re:wild, para se encontrar com o cacique e outras lideranças Kayapó, conhecendo de perto a conexão entre o povo indígena e a floresta.
Jolie, que há décadas apoia causas humanitárias e de direitos humanos, além de atuar na conservação ambiental no Camboja há mais de 20 anos, passou várias horas conversando com Raoni e outras lideranças indígenas locais, para saber sobre os desafios enfrentados pela comunidade — como o desmatamento, o garimpo ilegal e a expansão do agronegócio sobre terras indígenas. Ela expressou apoio aos esforços de proteção da Amazônia e da cultura indígena.
Raoni Metuktire é líder do povo Mẽbêngôkre-Kayapó e vive na Terra Indígena Capoto-Jarina, no município de Peixoto de Azevedo, no norte de Mato Grosso. Em 1977, um documentário sobre a vida de Raoni foi exibido no Festival de Cannes, na França, e, em 1989, ele se encontrou com o cantor Sting, da banda The Police. Os dois embarcaram em uma turnê ao redor do mundo em defesa dos povos indígenas.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/T/u/HJqejfSbyqSBPziv9Prw/aj-1.png)

