Durante o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Manaus, transmitido pela TV Band Amazonas nesta quinta-feira (08/08), Amom Mandel (Cidadania) fez um compromisso contundente com a população da capital. Ele prometeu que, se for eleito prefeito, sua primeira ação será revogar o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que foi imposto a mais de 300 mil moradores de Manaus no início de 2023.
Esse aumento, determinado pelo atual prefeito David Almeida (Avante) sem a aprovação da Câmara Municipal, chegou a atingir até 300% em algumas situações, causando um grande impacto financeiro em muitas famílias manauaras.
Amom Mandel destacou a necessidade de justiça fiscal e transparência na administração pública. “Eu tenho compromisso com essa cidade. O compromisso de, no nosso primeiro dia de gestão na Prefeitura de Manaus, reverter e anular esse aumento ilegal e criminoso do IPTU que afetou mais de 300 mil famílias nessa cidade”, afirmou ele, ganhando destaque no debate.
Além da revogação do aumento do IPTU, Amom delineou outros pontos centrais de sua plataforma de campanha. Entre suas prioridades está a construção de um novo Hospital Municipal, destinado a ampliar o acesso à saúde na capital. Ele também se comprometeu a “abrir a caixa preta” dos contratos da Prefeitura de Manaus, prometendo uma gestão mais transparente e responsável.
Essa promessa de revogação do aumento do IPTU reflete a crescente insatisfação entre os moradores de Manaus, que têm enfrentado dificuldades financeiras agravadas pelo aumento do imposto. A proposta de Amom Mandel visa aliviar essa carga tributária e restabelecer a confiança da população na administração pública municipal.