UpdateManauara sua revista digital

Alien Romulus (2024) – Review

Fede Alvarez depois do remake de A morte do Demônio (Evil Dead,2013), Homem nas Trevas (Don’t Breathe,2016), criação e direção da minissérie Calls da Apple TV+, cito essas produções por serem bases criativas de Alien Romulos que consegue ter identidade e trazer a cadência marcada na direção de Ridley Scott.

Logo de cara somos jogados no meio da trama e apresentados aos dispositivos narrativos que irão prosseguir e desenrolar todos os pontos chaves do roteiro em um momento crítico de reação a uma ação de um universo e organização já estabelecidas que em poucos minutos se é apresentada, causando urgência e ligação com a problematica que os personagens estão inseridos.

Gosto de como Alien Romulos faz uma releitura do universo já concebido e trabalhado pelos 7 filmes anteriores, entrando em profusão perfeita entre ação e horror com momentos cadenciados que fazem você segurar o ar junto com o personagem. Para além da cadência, caracteristicamente ligado a sua identidade autoral, o trabalho de ambientação é absurdo desde a homenagem linda à consistência imagética que os espaços trazem consigo.

Aqui a urgência não é apenas o corre corre habitual que um filme atmosférico de terror oferece e traz consigo na sua base, mas sim uma gradativa sensação de desconforto e desamparo de que nada ali pode ou deve dar certo, um mal agouro constante que beira o sadismo pois por mais que os personagens estejam sofrendo e nos sabemos que tudo pode ficar ainda pior, queremos mais criaturas, mas bizarrices e todas aquelas gosmas e excrementos que cercam todo o design de produção.

Design de produção esse que se beneficia muito de onde nossos personagens estão alocados e em como esses espaços irão manipular nossas emoções intrinsicamente alinhadas ao roteiro e nas vidas de cada um ali que anseia pela liberdade, pelo desprendimento industrial que acaba por se tornando trágico em um banho de sangue e gorro que acompanhamos vidrados.

Alien Romulus trás consigo a lógica de horror espacial, ficção científica e um drama que apesar de se bastar nas entrelinhas está na vastidão do espaço com muitos perigos e uma falsa liberdade deliberada por humanos e sua vontade incontrolável de poder por tudo e todos. Filmaço.

plugins premium WordPress