A Câmara Municipal de Manaus abriu espaço nesta segunda-feira, 25, para discutir a Proposta de Emenda à Constituição que visa alterar a escala de trabalho 6×1. A iniciativa conta com a assinatura de quase 3 milhões de pessoas e já obteve mais de 200 assinaturas de parlamentares, garantindo assim a tramitação na Câmara Federal.
Em Manaus, o vereador Sassá da Construção Civil é um dos parlamentares que defende essa causa, a qual considera essencial para os trabalhadores.
“A vinda da advogada Fernanda Mourão, que é representante do Movimento Vida Além do Trabalho, visa esclarecer a necessidade do apoio da sociedade a essa causa. Essa pauta não é para beneficiar a direita ou a esquerda; é uma questão que deve ser discutida por toda a sociedade”, enfatiza o parlamentar.
Durante aproximadamente 10 minutos de explanação, Fernanda Mourão explicou a origem do movimento VAT (Vida Além do Trabalho) e elencou os prejuízos enfrentados pelos trabalhadores que têm apenas um dia de descanso para cada seis trabalhados. Ela destacou que essa carga horária excessiva tem sido a principal causa de doenças mentais entre os trabalhadores, resultantes do esgotamento físico e mental.
“O Brasil, hoje, para vocês terem uma ideia, é o segundo país que mais afasta trabalhadores por doenças de transtornos mentais, especificamente o burnout, e isso impacta tanto na Justiça do Trabalho quanto no INSS,” enfatizou a especialista em direito trabalhista.
Por fim, Fernanda agradeceu ao vereador Sassá pelo convite e apoio, colocando-se à disposição para participar dos debates sobre o tema e sugerindo que a Câmara apoiasse a movimento aprovando uma moção de apoio.