A novela “Beleza Fatal”, do streaming Max, tornou-se um verdadeiro sucesso no Brasil. Com sua história envolvente e personagens carismáticos, como Lola, a vilã que conquistou o coração dos “lolovers”, a produção se consolidou como um fenômeno de audiência e mobiliza fãs de todas as idades, que esperam ansiosamente pelos últimos cinco capítulos.
Mas o que torna “Beleza Fatal” tão especial? Quais são os diferenciais que a colocam à frente das novelas da TV aberta? E como os fãs estão se preparando para assistir ao último capítulo da temporada? Na segunda-feira, dia 17 de março, serão lançados os capítulos de 36 a 39 no sttreaming, e o capítulo final será exibido na sexta-feira, 21 de março, às 19h.
A fórmula do sucesso
Lua Negra, rapper queer manauara, de 33 anos, revela que sua paixão por novelas nasceu de sua admiração pela atuação. A experiência de atuar em dois curtas-metragens foi o estopim para que se apaixonasse ainda mais por esse universo. Para ele, “Beleza Fatal” se destaca das novelas da TV aberta por sua dinâmica rápida, sem enrolações, e com muitas revelações que mantêm o espectador engajado.“Acredito que a dinâmica de acontecimentos, sem muitos capítulos de ‘encheção de linguiça’, torna a novela muito mais interessante, porque sabemos que sempre vai ter um acontecimento bombástico. Já nas novelas da TV aberta, com um número grande de episódios, a história flui de forma mais lenta, fazendo com que muitas pessoas percam o interesse em acompanhar a trama, já que sabemos que vai demorar para desenvolver os enredos principais”, avalia.

Lua acredita que alguns fatores específicos contribuíram para o grande sucesso de ‘Beleza Fatal’. “Ela apresenta uma história bem estruturada e com uma fórmula que sempre é bem aceita, com modernidade, história fluida e, principalmente, uma boa distribuição dos personagens, contendo na trama personagens que habitualmente não são incluídos, como pessoas trans, gays e lésbicas. O elenco, bem equilibrado entre pessoas brancas e negras, também ajudou muito a alavancar a aceitação da novela”, conclui.
O poder da narrativa
Para a professora Adria Assis, “Beleza Fatal” se destaca por abordar assuntos atuais, como orientação sexual, de forma objetiva e direta. A novela apresenta uma narrativa bem elaborada, que mexe com os sentimentos do espectador, e se adapta ao formato de consumo de mídia atual, com cenas curtas e impactantes”, diz ela, que tem a personagem Elvira, interpretada por Giovanna Antonelli, como a preferida.“Eu me divirto muito com as cenas da Elvirinha, e também admiro a garra dela como mãe e mulher, que sempre busca o melhor pra sua família e luta para ajudá-los, mesmo não concordando com o que fazem [as trambicagens]”, acrescenta Adria. Ela segue ansiosa para os últimos capítulos da novela. “Estou falando com alguns amigos que também assistem, para que possamos nos reunir em algum lugar que vá transmitir. Se não, vai ser na casa de alguém mesmo. E as minhas expectativas são variadas, toda hora muda, porque uma coisa que sabemos é que se pode esperar tudo de ‘Beleza Fatal’”.
Ádria acredita inclusive que o sucesso de “Beleza Fatal” foi um fator determinante para a sua aquisição pela Band. “A emissora busca aumentar sua audiência e, com a exibição da novela, pode promover outros conteúdos durante os intervalos comerciais. A expectativa é que a Band mantenha a integridade da novela, sem cortar cenas importantes, para garantir que o público continue engajado e satisfeito com a exibição”, finaliza.