UpdateManauara sua revista digital

Manaus volta amanhecer com céu encoberto de fumaça e qualidade do ar é péssima

Segundo o relatório, atualizado a cada 24 horas, o bairro com o pior índice é o Morro da Liberdade, com 157.6 µg/m³, seguido por Colônia Oliveira Machado e Vila Buriti, com 151.6 µg/m³, e Aparecida, com 140.9 µg/m³. Os bairros são os mais próximos à Região Metropolitana da capital amazonense, onde tem sido maior o número de queimadas.

Esses números são indicadores de poluição atmosférica, referentes a partículas inaláveis com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros (µm). Para serem considerados “bons”, eles precisam estar entre 0 e 25.


Queimadas e focos de calor:


De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, uma das principais causas para a fumaça, e consequentemente a insalubridade do ar no Estado, são as queimadas e incêndios florestais que ocorrem com frequência em diversos municípios, inclusive na própria capital.
Apenas neste mês de setembro, o Amazonas já soma 5.033 focos de queimadas ativas, além de 37 focos de calor – ficando em terceiro lugar no ranking de Estados da Amazônia Legal, atrás apenas do Mato Grosso e Pará. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Panorama de Focos de Calor no Amazonas.

plugins premium WordPress