A estrela pop Katy Perry estendeu uma flor — e logo beijou o chão de terra de um terreno inóspito no Texas — depois de desembarcar da nave New Shepard, da Blue Origin, nesta segunda-feira (14). A cantora era o nome mais conhecido de um grupo formado apenas por mulheres alcançaram a “borda do espaço sideral” — a chamada Linha de Kármán — nesta manhã, voando rumo ao cosmos em um dos foguetes do bilionário Jeff Bezos. A cantora de “Firework” e “California Girls” foi levada a mais de cem quilômetros acima da superfície da Terra numa nave da Blue Origin, a empresa espacial de propriedade do fundador da Amazon. A viagem ganhou transmissão ao vivo, por meio do YouTube. Cinco outras mulheres, incluindo a noiva de Bezos, a jornalista Lauren Sanchez, participaram da missão espacial. A nave totalmente automatizada subiu verticalmente antes que a cápsula da tripulação se desprendesse em pleno voo, caindo depois de volta ao solo desacelerada por paraquedas e um foguete retrô. “Por que viajar? É a mesma coisa que se questionar por que alguém nos EUA decide viajar a turismo para o Japão. É tudo uma questão de experiência, que é algo muito além do que olhar uma foto. Tem a ver com a mudança de uma perspectiva mesmo”, pontuou uma das comentaristas convidadas pela empresa para participar da transmissão ao vivo por meio do YouTube. A missão constituiu a primeira tripulação espacial composta exclusivamente por mulheres desde o histórico voo solo de Valentina Tereshkova em 1963. Foi também a 11ª operação suborbital tripulada da Blue Origin, que oferece experiências de turismo espacial há vários anos. A empresa não divulga publicamente o preço das viagens possibilitadas pelo seu foguete New Shepard. Com duração de cerca de 10 minutos, o voo levou as passageiros além da Linha Kármán — o limite do espaço reconhecido internacionalmente. Após cerca de dois minutos, a cápsula se separou do foguete e continuou sua ascensão até ultrapassar a fronteira entre atmosfera e espaço, a aproximadamente cem quilômetros de altitude. Por um breve período as mulheres puderam se soltar de seus assentos e flutuar em gravidade zero. A cápsula então iniciou sua descida, desacelerando com a ajuda de paraquedas e pequenos retrofoguetes que garantiram um pouso suave no deserto do Texas.
‘Harry Potter’: saiba quem serão Dumbledore, Minerva e professor Snape na série da HBO sobre o bruxo
A adaptação do univrowlierso Harry Potter pela HBO e Max começou a ganhar formas mais claras a partir da manhã desta segunda-feira, com a divulgação de alguns nomes do elenco. John Lithgow foi escalado para o papel de Alvo Dumbledore; Janet McTeer, para o de Minerva McGonagall; Paapa Essiedu, para o de professor Snape; e Nick Frost, para o de Rúbeo Hagrid. Os quatro fazem parte do elenco fixo. Já Luke Thallon e Paul Whitehouse ficaram com participações especiais como Quirino Quirrell e Argus Filch, respectivamente. Harry, Ron, e Hermione, os principais nomes da série, ainda não foram divulgados. Segundo a Variety, HBO abriu um teste em que recebeu mais de 30 mil interessados. O plano é que as filmagens comecem no meio deste ano. Segundo a HBO e a Max, “a produção será uma adaptação fiel da consagrada série de livros criada por J.K. Rowling. A autora também é produtora executiva da série, que tem como showrunner Francesca Gardiner (de “His dark materials”). Mark Mylod, produtor executivo diretor de diversos episódios de “Succession” e também vai dirigir várias aventuras do bruxinho. Fotos de Jessica Howes; Andrew Crowley; Ruth Crafer; Lee Malone; Phil Sharp; Mike Marsland.
Hungria aprova emenda constitucional para proibir eventos públicos LGBTQ+
O Parlamento da Hungria aprovou nesta segunda-feira uma emenda à Constituição que permite ao governo proibir eventos públicos de comunidades LGBTQ+ . A decisão consagra a existência de apenas dois gêneros, masculino ou feminino, na Constituição, entre outras reformas. Acadêmicos e críticos jurídicos consideram a decisão mais um passo em direção ao autoritarismo, já que o governo populista continua a restringir os direitos das minorias. A emenda, que foi aprovada com 140 votos a favor e 21 contra, foi proposta pela coalizão governista Fidesz-KDNP, liderada pelo primeiro-ministro populista Viktor Orbán, a quem os críticos acusam de empregar táticas cada vez mais autocráticas durante seus 15 anos de governo. — Quando estávamos tentando bloquear a primeira reforma constitucional, em 2011, nunca pensamos que ainda estaríamos aqui 14 anos depois — disse a parlamentar da oposição Timea Szabo. Antes da votação, políticos da oposição e outros manifestantes tentaram bloquear a entrada de integrantes do partido governista no Parlamento. Dentro da Câmara, alguns parlamentares levantaram uma faixa em protesto, enquanto do lado de fora do prédio os manifestantes gritavam: “Não permitiremos que nós mesmos sejamos transformados na Rússia de Putin”. A emenda codifica a proibição de eventos públicos LGBTQ+, incluindo o popular evento do Orgulho que atrai milhares de pessoas anualmente à capital, Budapeste. Ecoando uma ordem executiva assinada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a Constituição da Hungria agora tipifica que uma pessoa é “um homem ou uma mulher”. Desde 2019, o casamento no país só era possível entre um homem e uma mulher. Outra emenda constitucional colocada em votação nesta segunda afirma “a primazia do direito das crianças ao desenvolvimento físico, mental e moral adequado sobre todos os outros direitos”. O objetivo desse texto é fortalecer a base legal para a proibição da Parada do Orgulho, que foi decidida em nome da “proteção à criança”. A nova emenda também permite que húngaros que possuam dupla cidadania em um país não pertencente ao Espaço Econômico Europeu tenham sua cidadania suspensa caso sejam considerados uma ameaça à ordem pública, à segurança pública ou à segurança nacional. (Com AFP)
56 crianças morreram vítimas de desafios online no último ano
No último ano, 56 crianças morreram no Brasil em decorrência de desafios compartilhados nas redes sociais. O dado foi passado pela secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça, Lilian Melo, em entrevista para o Em Ponto, da GloboNews, nesta segunda-feira (14). A informação foi passada no contexto da investigação da morte da menina Sarah Raissa Pereira de Castro, de 8 anos, vítima do chamado “desafio do desodorante”. Melo defendeu ainda a criação de um espaço de denúncia de crimes como este e disse que o Ministério da Justiça planeja a criação de um aplicativo para restringir o acesso de crianças a conteúdos inadequados na internet. Uma das soluções avaliadas é a criação de um aplicativo, que poderá ser instalado no celular ou tablet. — A nossa visão é de poder ir além de uma verificação etária que é uma autodeclaração, que aparece uma janela com a pergunta ‘você tem 18 anos?’ E uma criança de 12 anos diz ‘tenho’ e está tudo bem, ninguém faz mais nada, é muito insuficiente. É um consenso que precisamos construir um próximo passo — disse s secretária à GloboNews. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) instaurou, neste domingo (13), um inquérito para apurar o ocorrido. A menina inalou o conteúdo de um desodorante aerossol na última quinta-feira (10), o que causou uma parada cardiorrespiratória. Sarah foi socorrida e levada ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), onde chegou a ser reanimada após cerca de uma hora. Apesar dos esforços médicos, ela não apresentou sinais de atividade neurológica, tendo sua morte cerebral confirmada ainda no hospital. O caso foi registrado oficialmente apenas neste domingo, quando a família procurou a 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia Centro) para relatar o ocorrido. A investigação tenta descobrir como a criança teve acesso ao conteúdo do desafio e quem são os responsáveis por sua disseminação nas redes sociais. De acordo com o delegado-chefe João Ataliba, se for comprovado que houve dolo ou grave negligência por parte de quem propôs ou divulgou o “jogo”, os envolvidos podem ser responsabilizados por homicídio duplamente qualificado, crime cuja pena pode chegar a 30 anos de prisão. Em uma rede social, uma tia de Sarah fez um apelo emocionado, pedindo atenção redobrada dos pais e responsáveis quanto aos perigos dos desafios online. “É preciso falar sobre isso. Crianças estão morrendo por causa de brincadeiras perigosas e sem sentido”, escreveu.
Indígenas Kambeba se formam como brigadistas e vão atuar contra queimadas no AM
Indígenas da etnia Kambeba, da aldeia Tururukari-Uka, localizada no km 47 da rodovia AM-070, entre Manaus e Manacapuru, receberam no último sábado (12) a certificação como brigadistas de incêndio florestal. Ao todo, 18 moradores participaram da capacitação, que aliou conhecimentos técnicos ao saber ancestral da comunidade. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Orleilso Muniz, destacou que o treinamento acontece com o objetivo de prevenir incêndios florestais, previstos para terem aumento a partir de junho devido à estiagem. “Em alguns casos eles podem estar utilizando técnicas erradas e tendo o material certo. E a gente mostrando como é a técnica correta, vai ajudar a minimizar o tempo-resposta no combate”, afirmou o comandante da guarnição dos bombeiros de Manacapuru, Emerson Silva. O presidente da Associação Tururukari-uka, Gelson Silva, lembrou que, em 2024, toda a comunidade atuou durante 23 dias combatendo os incêndios florestais para que a aldeia não fosse atingida. O combate ao fogo foi executado apenas com os conhecimentos ancestrais e sem a utilização de máscaras, por exemplo. “Nós passamos 23 dias brigando com o inimigo número 1, que era o fogo. Para nós foi muito difícil, porque não tínhamos nenhum equipamento, foi apenas na força e na coragem”, afirmou Gelson. A formação teve carga horária de 20 horas e ocorreu nos dias 7, 8 e 9 de abril, com aulas teóricas e práticas. Apesar de apenas parte da aldeia ter feito o curso, o conhecimento será compartilhado com os demais membros da comunidade, composta por 58 pessoas distribuídas em 12 famílias. Para o tuxaua da aldeia, Francisco Uruma, que também participou do curso, o aprendizado técnico vai complementar os saberes tradicionais. “Aqui é uma região que tem muita queimada das pessoas que derrubam as árvores para tirar madeira e, esse ano, nós solicitamos um curso do Corpo de Bombeiros para que pudéssemos ter uma noção de como combater o fogo com todas as técnicas”, ressaltou Francisco ao destacar, ainda, que um dos principais aprendizados é o cuidado com a própria pessoa.
Secretário do AM é flagrado supostamente trocando produtos de caixas na Havan
O secretario municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Presidente Figueiredo, Claudio José Ernesto Machado, conhecido como Engenheiro Machadão, foi flagrado supostamente trocando produtos das caixas com o intuito de pagar um valor menor em uma loja de departamento no bairro Flores, em Manaus, no mês de março deste ano. A ação foi registrada em um vídeo divulgado nas redes sociais da loja. De acordo com a publicação, divulgada no domingo (13), Engenheiro Machadão teria retirado um produto avaliado em R$ 749,90 e colocado dentro de uma embalagem de outro item precificado em R$ 129,90, o que foi interpretado como uma tentativa de pagar menos pelo produto. A gravação faz parte de um vídeo intitulado ‘Amostradinhos de Março’, publicado no perfil oficial da empresa, que mostra diversas situações de supostos furtos e trocas irregulares feitas por consumidores nas lojas da rede em todo o Brasil. Após a repercussão do vídeo, Machadão se pronunciou por meio de nota e negou qualquer conduta desonesta. Leia a íntegra ao fim da reportagem. “Em nenhum momento houve, da minha parte, qualquer intenção de agir de forma desonesta ou causar prejuízo a quem quer que seja”, afirmou. Ele também declarou estar aberto a esclarecer qualquer mal-entendido e a resolver a situação da forma mais transparente possível. O g1 procurou a Prefeitura de Presidente Figueiredo para saber qual o posicionamento oficial sobre a situação do secretário e se há alguma medida já adotada ou prevista em decorrência do episódio, mas até a atualização mais recente desta reportagem não houve retorno. Engenheiro Machadão Natural de Manaus, Claudio José Ernesto Machado tem uma trajetória de mais de duas décadas no serviço público, com passagens por instituições como os Correios, o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil. Machadão disputou as eleições de 2022 como candidato a vice-governador do Amazonas na chapa encabeçada por Carol Braz (PDT). Leia a nota na íntegra: No dia de hoje 14/04/2025, enfrento uma situação muito delicada e profundamente dolorosa. Estão circulando vídeo, comentários e acusações sobre um episódio ocorrido em um estabelecimento comercial aqui em nossa cidade (Manaus), envolvendo minha imagem. Quero me dirigir com respeito e serenidade a todos que estão acompanhando este fato. Em nenhum momento houve, da minha parte, qualquer intenção de agir de forma desonesta ou causar prejuízo a quem quer que seja. Sempre vivi pautado na honestidade, e quem convive comigo sabe do meu caráter, dos meus valores e da minha luta diária. Se houve algum mal-entendido ou qualquer situação interpretada de forma equivocada, estou absolutamente aberto a resolver tudo da maneira mais transparente possível. Confio na justiça e no diálogo, e estou tomando todas as providências necessárias para que tudo seja resolvido com responsabilidade. Estou tendo acompanhamento jurídico ao qual está buscando todas as medidas para a reparação de tanta exposição da minha imagem. O Amazonas é minha casa, é onde construí minha vida, minha história, meus laços. Por isso, é muito difícil lidar com julgamentos precipitados e com palavras que, às vezes, ferem mais do que os fatos. As narrativas que estão sendo dadas não irão apagar a história de uma vida de luta esforço e trabalho.
Garantido lota Sambódromo de Manaus no 1º Curral e celebra sucesso do álbum 2025
Segundo a presidente do MAG, Cláudia Santos, a recepção do público confirma o sucesso do novo repertório. “Só temos a agradecer e pedir bênçãos para esta temporada. E no próximo sábado teremos a Noite da Batucada. Toda a Nação Vermelha e Branca está convidada”, disse. As toadas ganharam vida com as vozes principais de David Assayag e Márcia Siqueira, acompanhadas da Batucada. O apresentador Israel Paulain conduziu a tradicional contagem regressiva para a primeira toada da noite, “Garantido é Pressão”. Em seguida, o boi Garantido entrou em cena sobre uma minialegoria, conduzido com maestria pelo tripa Batista Silva. O amo João Paulo Faria provocou o boi contrário em versos que empolgaram o público. Isabelle Nogueira, cunhã-poranga, teve recepção apoteótica ao surgir erguida por uma estrutura metálica. Márcia Siqueira voltou a emocionar com “Artesãs Indígenas”, uma das toadas mais entoadas da noite. Adriano Paketá entrou em cena carregado por dançarinos, embalado por “Xamã Bahsese”, em um momento de exaltação à ancestralidade indígena. Jéveny Mendonça, estreante, apresentou o estandarte com o tema bordado de 2025. Lívia Christina, rainha do folclore, brilhou ao som de “Povo Negro da Amazônia”. A sinhazinha da fazenda foi representada por Jader Batista, substituindo Valentina Coimbra. O encerramento ficou por conta de Israel Paulain, que destacou a energia do público: “Estou além da exaustão. Esse pirão de gente foi fantástico, foi energizante, foi pressão! Fizemos um grande lançamento em Parintins e aqui consolidamos. A galera abraçou nosso álbum”, afirmou. A programação se estendeu até as 3h, com participações especiais de Leonardo Castelo, Luciano Araújo, Márcia Novo, Carlinhos do Boi e Felipe Júnior. Calendário O 2º Curral do Boi Garantido acontece no próximo sábado, 19 de abril, no sambódromo de Manaus. A festa começa às 21h e terá como tema central a Batucada — um dos maiores símbolos do Boi Garantido.
Cirurgia de Bolsonaro foi sem intercorrências e quadro do ex-presidente é estável
Após 12 horas, foi concluída na noite deste domingo, 13, a operação no intestino do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília. Trata-se da sétima operação do ex-presidente desde a facada na campanha eleitoral de 2018. A cirurgia durou cerca de 11 horas e, contando o pré-operatório, o procedimento totalizou 12 horas. Bolsonaro deixou o centro cirúrgico do Hospital DF Star por volta das 21h20. Segundo boletim médico do Hospital DF Star, divulgado às 21h42, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de “estenda lise de aderências e reconstrução da parede abdominal”. “O procedimento de grande porte teve duração de 12 horas, ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue”, diz a nota. Seu quadro de saúde é estável. Ainda segundo os médicos, a obstrução que fez Bolsonaro passar mal no Rio Grande do Norte se deu a uma “a dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e que foi desfeita durante o procedimento de liberação das aderências”. Após a cirurgia, Bolsonaro foi encaminhado para a UTI. Segundo a nota, ele está sem dor, estável, recebendo suporte clínico, nutricional e de prevenção de infecções. O boletim é assinado pelos médicos Cláudio Birolini, Leandro Echenique, Ricardo Camarinha, Guilherme Meyer e Allisson Barcelos Borges.
UFAM escolhe novo reitor em eleição nesta segunda-feira (14)
Nesta segunda-feira (14), a comunidade da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) volta às urnas para eleger, em segundo turno, que assumirá os cargos de reitor (a) e vice-reitor (a) da instituição – gestão 2025/2029. As chapas 25 e 57 vão disputar os votos dos eleitores dos seis campi da instituição, em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins. A votação on-line irá ocorrer das 08h às 20h. No 1º turno, realizado das 8h às 20h desta segunda-feira (07/04), foram registrados 12.924 votos, sendo 1.605 de professores(as), 1.235 de Técnico-Administrativos(as) em Educação (TAEs) e 9.881 de discentes. Também foram computados 108 votos em branco e 95 votos nulos. Ao todo, 33.877 membros da comunidade universitária estavam aptos a votar. A chapa 25 – “Por uma Ufam que humaniza, inclui e transforma”, que tem como candidato a reitor, o professor Marco Antônio de Freitas Mendonça, e a vice-reitor o professor Armando Araújo de Souza Júnior, teve 3.451 votos, o que representa 33,27%. A chapa 57 – “Mudança!” com a candidata a reitora, a professora Tanara Lauschner, e candidato a vice-reitor, o professor Geone Maia Corrêa, registrou 5.229 votos, ou seja, recebeu 33,22%.
Katy Perry no espaço: Blue Origin completa voo com 6 mulheres a bordo
A Blue Origin lançou com sucesso, na manhã desta segunda-feira (14), a nave New Shepard para uma viagem de turismo espacial com 6 mulheres a bordo. Entre elas, estavam a cantora Katy Perry e a jornalista Lauren Sánchez — noiva do bilionário Jeff Bezos, que é o dono da Blue Origin e também da Amazon. O lançamento ocorreu às 10h31 (de Brasília) na base da Blue Origin, no estado do Texas (Estados Unidos). Cerca de dez minutos depois, a cápsula e o foguete retornaram em segurança. Ao deixar a nave, Katy Perry beijou o chão e se disse estar emocionada. Ela também revelou que cantou “What a Wonderful World”, de Louis Armstrong, no espaço. Katy Perry beija o chão após sair da nave. — Foto: Reprodução/Blue Origin O voo foi suborbital, o que significa que a nave não escapou completamente da gravidade da Terra. Mesmo assim, a viagem tinha a previsão de ultrapassar a Linha de Kárman — marca de 100 km de altitude reconhecida como o início do espaço. O voo foi acompanhado por Bezos e celebridades como Oprah Winfrey e as Kardashians. Segundo a empresa, esta foi a primeira viagem espacial com uma tripulação exclusivamente feminina desde a Vostok 6, em 1963, quando a russa Valentina Tereshkova foi sozinha ao espaço. A Blue Origin começou a enviar turistas e celebridades para o espaço em julho de 2021. Katy Perry canta no espaço e beija chão após retornar Ao retornar à Terra, Katy Perry beijou o chão em celebração. Ela foi a segunda a deixar a cápsula da Blue Origin, logo após a jornalista Lauren Sánchez, esposa de Jeff Bezos. Após a viagem, a cantora explicou por que escolheu “What a Wonderful World”, famosa pela interpretação de Louis Armstrong. “Eu já cantei essa música no passado, e não tinha ideia de que a cantaria no espaço”, disse ela, em entrevista para a transmissão oficial do voo. “Mas não é sobre mim, não é sobre cantar minhas músicas. É sobre o coletivo, sobre nós, sobre abrir espaço para mulheres no futuro. É sobre pertencer. É sobre esse mundo maravilhoso que a gente vê, e apreciá-lo. É tudo pelo benefício da Terra.” “Estou superconectada ao amor, tão conectada ao amor. Acho que essa experiência me mostrou que você nunca sabe quanto amor está dentro de você, quanto amor você dá e o quão amado você é”, acrescentou Katy. Bezos e celebridades acompanharam lançamento O lançamento da Blue Origin com tripulação 100% feminina teve a presença de Jeff Bezos, dono da empresa, e de outras celebridades como Oprah Winfrey e as Kardashians. Minutos antes do lançamento, Bezos apareceu orando com a tripulação feminina. Após o pouso, ele foi até a cápsula, recebeu a noiva, Lauren Sánchez, e a beijou. Kardashians assistem ao lançamento de Katy Perry com tripulação feminina ao espaço — Foto: Blue Origin Nas primeiras horas desta segunda, Katy Perry, principal atração da viagem, havia comentado sobre o voo: “Algo maior que eu está guiando esta jornada”, escreveu. “Quando fui convidada para essa viagem, pesquisei sobre a cápsula. E, na frente dela, há o formato de uma pena [‘feather’, em inglês]. Quando vi aquilo, foi uma confirmação, porque minha mãe sempre me chamou de Feather.”Quem estava no voo? Como foi a viagem espacial A viagem espacial foi chamada de NS-31 por ser o 31º lançamento da nave New Shepard. Este foi o 11º voo da Blue Origin com passageiros. Ao todo, 52 pessoas já haviam ido ao espaço com a cápsula antes da viagem desta segunda, segundo a empresa. Apesar de o voo NS-31 ser suborbital, ele ultrapassa a Linha de Kárman, reconhecida como o início do espaço.